Atleta de parabadminton osasquense conquista 02 medalhas em campeonato paulista

08.07.03Imagem: Arquivo Serel/PMONa ultima quarta-feira de junho, 29-06, o atleta João Carlos Lemos de 60 anos, representante do bolsa atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, competiu no 1º Campeonato Paulista de Parabadminton, em São Bernardo do Campo em São Paulo. O atleta conquistou medalha de prata dupla mista, e medalha de bronze na simples.

Em Junho de 2021 conquistou Três medalhas de ouros nas Paralimpíadas Universitárias + Troféu de segunda maior pontuação e Bronze em Sul-Americano em novembro.

Em 2012 o Parabadminton foi uma das modalidades estreantes na Paralimpíada de Tóquio no Japão. Os jogos são disputados em uma melhor de 3 sets, com uma pontuação mínima de 21 pontos, os atletas usam uma raquete para golpear a peteca para a quadra dos adversários. É necessário uma vantagem de 2 pontos próximos dos 30 pontos para fechar uma parcial.

A história de João passa por muitas superações, iniciou sua vida esportiva no futebol, chegando a jogar profissionalmente em um time de Londrina (PR) sua cidade natal.

Após a construção do centro esportivo de Londrina foi levado para treinar com um professor da época o Srº Otavinho que havia sido jogador do Curitiba, João era um atleta ambidestro e chegou a ser capitão do time. Posteriormente apresentado a um empresário da época Sr. Bolfim veio a São Paulo jogar na 3ª divisão, com o elenco da época João e equipe elevou o time a 2ª divisão.

Ainda em São Paulo após exames de Chek up descobriu 2 tumores na medula que posteriormente levaram a paraplegia. O que para muitos poderia significar o fim da carreira, para o atleta foi o começo de uma nova história de superações.

Três anos após a lesão iniciou no esporte adaptado na modalidade atletismo, remo e Natação onde seguiu treinando até chegar aos Jogos Abertos representando o município de Osasco, na época conquistou 06 medalhas das 12 conquistadas pela equipe, na ocasião foi elogiado por César Cielo.

Após algumas complicações de saúde mudou de modalidade e passou a defender o Parabadminton osasquense sendo o segundo paratleta em alto rendimento mais velho do mundo Wheelchair do Parabadminton.

Os próximos desafios do atleta será dia 16-07 no Campeonato Brasileiro de Parabadminton no Piaui. Além de competições internacionais, pan-americano de Parabadminton em Cali Colômbia e internacional do Peru em Lima. Sul-Americano com data a definir. Perguntado ao atleta qual o conselho para as pessoas que estão iniciando no esporte adaptado ele declarou

“Destrua seus limites, nunca seus sonhos” “João ao decorrer da sua trajetória enfrentou muitos obstáculos, mas resistiu, escrevendo uma historia de superação no esporte. Mostrando o quando ha persistência e disciplina alcançam o sucesso. Ele é exemplo para qualquer atleta independente da modalidade”. Ressaltou o secretário Rodolfo Rodrigues Cara.

Texto: Giane Vieira