Imagem: Serel/PMO O jovem Filipe Magela, de 30 anos, atualmente é campeão no ranking paulista 2022 de paraciclismo e está na 2ª posição ranking Nacional.
Quando criança Filipe era um jovem comum que gostava de soltar pipa e sair de bicicleta, ao completar 19 anos comprou uma moto e abandonou esses hábitos.
A história na modalidade do atleta iniciou quando sofreu um acidente de moto, em 2014 em São Paulo. Na ocasião fraturou 3 vértebras da coluna (T12, L1 e L2), quebrou 4 costelas e perfurou o pulmão esquerdo.
A partir daí quando iniciou a reabilitação durante a terapia de condicionamento físico e readaptação no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, proporcionando conhecer a handbike.
A handbike é uma bicicleta adaptada para cadeirantes, lembra um triciclo, porém é impulsionada com as mãos.
“Quando vi que poderia voltar a pedalar, mesmo que com as mãos, decidi que era isso que eu queria para minha vida. Usei o esporte como forma de socialização e me inclui novamente na sociedade, ” mencionou Filipe.
Desde então o atleta participa em média 8 provas por ano, nacionais e estaduais. De 2015 a 2017 participou de corridas de rua.
Em 2017, entrou para o alto rendimento na categoria handbike MH5, se consagrando campeão paulista, vice-campeão panamericano e vice-campeão brasileiro.
Atualmente trabalha no Rio de Janeiro como Hostess, dividindo o seu tempo com os treinos. Quando está em Osasco, realiza na ciclovia da Marginal Pinheiros e quando está no Rio de Janeiro prefere o indoor, no rolo de treino. Além de treinos de musculação e acompanhamento nutricional.
E não para pôr aí, em 2018, seu filho nasceu “Graças ao Davi Magela e ao paraciclismo eu renasci. Hoje em dia sonho em viver do esporte e principalmente trocar meu equipamento por um mais leve que custa cerca de 100 mil”.
Neste ano a próxima competição será no primeiro fim de semana de dezembro, no Campeonato Brasileiro, em São Carlos, São Paulo.
“Atletas como Filipe nos proporcionam uma lição de vida em termos de superação. Nosso dever é contribuir cada vez mais para iniciativas públicas no sentido de inserir as pessoas com deficiência na sociedade” mencionou o secretário de esportes, Rodolfo Rodrigues Cara.
Confira alguns resultados:
24 e 25 de Setembro
Campeonato paulista, em Taubaté dia 23 de outubro
Vice campeão/ Finalizou o ranking como campeão paulista 2022
30 e 31 de Julho
Copa Brasil de Paraciclismo, em Leme
Vice campeão nas duas provas
4 e 5 de Junho
Copa Brasil de Paraciclismo, em Ribeirão preto
Vice campeão nas duas provas
29 de Maio
Campeonato paulista, em Taubaté
Campeão da prova
13 de Fevereiro
Campeonato paulista, em Atibaia
Vice campeão
Texto: Giane Vieira
@giane.vvieira