Imagem: Arquivo Serel/PMONo último final de semana, 25 a 27/11, a equipe osasquense de xadrez disputou três competições, sendo uma delas na sexta, outra no sábado e encerrando no domingo.
Na sexta-feira, foi realizada na Escola de Xadrez França Garcia, a sexta e última etapa do Circuito Rápido de Osasco 2022, que contou com a vitória do enxadrista Sidnei Resende. Agora os vencedores das seis etapas, mais quatro enxadristas que tiveram as melhores performances ao longo do campeonato, se classificaram e irão jogar as finais, que será no dia 17/12, data que marca o encerramento da temporada do xadrez osasquense.
Já a manhã de sábado, a equipe se deslocou até o Clube Paineiras do Morumby, localizado no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo, para um evento de categorias menores da modalidade. Gabrielly Brito foi o grande destaque osasquense ao vencer a categoria sub16 feminina e ficar com a segunda colocação na categoria absoluta. Miguel Gravina também teve ótima participação ao vencer a categoria sub10 absoluta, enquanto sua irmã, Catarina Gravina, ficou em 2° na categoria sub8 feminina. Ainda pela categoria sub8, porém na modalidade absoluta, Arthur Chen foi mais um vencedor osasquense.
No domingo, os prodígios osasquenses, Henrique Muniz, de 9 anos e Shô Moritani, de 11 anos, disputaram o Torneio de Xadrez Clássico, realizado em Jundiaí, interior de São Paulo. Henrique foi muito bem, e foi o ganhador da categoria sub18, conseguindo marcar 56 pontos de rating FIDE, enquanto Shô ficou em terceiro na mesma categoria, marcando 26 pontos de rating FIDE.
Os atletas Gabrielly e Henrique são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.
“Mais um final de semana em que o xadrez osasquense competiu em alto nível e mostrou outra sequência de resultados sólidos”, avaliou o Secretário de Esportes Rodolfo Cara.
Texto: Matheus dos Santos