Osasquense fica entre os oito melhores do mundo no xadrez

08.11.02Imagem: Arquivo Serel/PMONo período de 25/10 a 05/11, foi realizado o Mundial Sênior de Xadrez, na região de Palermo, Itália. Participaram da competição 150 enxadristas de vários países. Entre eles 12 brasileiros, sendo dois osasquenses, Wagner Madeira e Sílvio Pereira.

O mestre Fide Wagner Madeira é funcionário público da Prefeitura Municipal de Osasco e Silvio Pereira é representante do bolsa atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, além de professor voluntário, os dois atuam pelo município na escola França Garcia de Xadrez.

Madeira ficou invicto por dez rodadas, enfrentando quatro grandes mestres, dentre eles o lendário Rafael Vaganian, quarto do mundo em meados dos anos 80.

Mas infelizmente perdeu a última rodada, na mesa 2, para ninguém menos que John Nunn, atual bicampeão mundial. O enxadrista osasquense finalizou em oitavo lugar ao fazer 7.5 pontos em 11, uma das melhores colocações de brasileiros em todos os tempos na categoria.

Além disso, ganhou 101 pontos de rating Fide e a terceira norma, passando de 2012 para 2113.

“Sem sombra de dúvida, foi o melhor desempenho individual de minha carreira. Quero chegar ao 2400 para conquistar o título de mestre internacional”. Já o Mestre internacional Sílvio Pereira, realizou um torneio de recuperação, vencendo as três últimas rodadas, terminando com 7.0 pontos na honrosa vigésima quinta colocação”. Os próximos desafios dos enxadristas serão em dezembro no Campeonato Brasileiro em Recife. Em maio 2024 o pan-americano em Cuba e o mundial na Romênia.