Osasco será sede da Copinha 2024

Foto para o site 57 Imagem: Dado Rodrigues / G.O. Audax Futebol ClubeOsasco será novamente uma das cidades sedes da 54ª edição da Copa São Paulo de Juniores, a tradicional Copinha. Entre os dias 02 e 25 de janeiro, a cidade recebe o grupo 19 em rodada dupla. Os jogos serão no estádio Municipal José Liberatti, no jd. Rochdale.

Além do time da casa Osasco Audax, outras três equipes serão Flamengo (RJ), São Bento (SP) e São José (RS).

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, dará todo o suporte necessário para as equipes visitantes.

Neste ano o campeonato contará com 128 equipes do futebol brasileiro, divididas em 32 chaves, com quatro times cada, que se enfrentam em turno único na primeira fase. Os dois melhores avançam e prosseguem adiante, com a competição em formato mata-mata até a grande final, sempre em jogo único.

Em 2022, o time da casa Osasco Audax esbarrou no confronto com o Vasco. No tempo normal as equipes empataram em 1 a 1. Nas cobranças de pênaltis, Osasco Audax iniciou com vantagem, mas o time carioca emplacou 4 a 3 levando a melhor, se classificando para as oitavas de finais na Copinha.

No ano seguinte, 2023, o inesperado aconteceu novamente: o time do Vasco, na partida válida pela última rodada da fase de grupos, eliminou o Audax. Na ocasião, o primeiro tempo foi encerrado empatado em 0 a 0. E no segundo tempo, o Vasco marca 01 a 0 em cima dos donos da casa. Com o resultado, o Vasco garantiu 100% de aproveitamento, avançando para a fase do mata-mata da competição como líder do Grupo. Neste ano, o técnico da equipe osasquense, que atuará na Copinha, será Marcondes Paiva. O técnico iniciou sua trajetória na cidade vizinha em 2007 no Grêmio Recreativo Barueri, finalizando o seu trabalho em 2021. Posteriormente em 2022 no Oeste, chegando entre os 8 primeiros na copinha.

Segundo Marcondes, a equipe osasquense iniciou o período de treinamento em abril, já participou do Campeonato Paulista e deu continuidade na disputa do Torneio Preparatório para a Copa São Paulo.

Conversando com o treinador Marcondes, que não hesitou em responder nenhum dos questionamentos sobre o time, fiz algumas perguntas:

Os munícipes sempre pedem jogadores da cidade, neste ano temos algum? “Sim, claro. Temos 02 jogadores”.

Considerando que os times cariocas são geralmente muitos competitivos, neste ano temos o Flamengo (RJ), no grupo. Temos uma equipe equivalente para competir? O que você espera do desempenho da equipe?

“Claro temos total condições de competir. Voltando a dizer, o Flamengo é uma equipe de camisa, uma equipe grande do Campeonato Brasileiro, inclusive as categorias de base na Copa São Paulo sempre chegam, eles são os favoritos. Porém, a gente com dedicação e muito trabalho, tem total condições. Futebol tem teoria, mas tem a ciência, as vezes na pratica acontece muita coisa e não o concreto. Em 2022, quando eu estava no Oeste nosso time passou pelo flamengo chegando entre os 8 primeiros".

“Quero mencionar a importância do que é uma Copa São Paulo, que eu vivenciei e sei como é gratificante chegar ao topo e dar uma visibilidade ao clube, aos atletas e cidade. Estamos trabalhando sério, com muita dedicação para conseguir o objetivo na primeira batalha, passar da primeira fase”.

Os torcedores interessados em acompanhar os jogos deverão acessar as redes sociais da Serel ou do Osasco Audax.

O secretário de Esportes, Recreação e Lazer, Rodolfo Rodrigues Cara, falou sobre o orgulho de mais uma vez ser uma das sedes da Copinha. “É sempre um privilegio ser sede da Copinha. Nosso time, Osasco Audax, merece nosso respeito, pois é muito competitivo. Independentemente de qualquer resultado, estaremos na torcida, sabendo que dedicação nunca irá faltar”.