Enxadristas osasquenses disputam Campeonato Brasileiro Absoluto

22.12.01Imagem: Arquivo Serel/PMONa noite de ontem, 21/12, foi encerrado o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2023. O evento foi realizado em Recife, capital do Pernambuco, e teve o GM Luis Supi como o grande campeão, com 9.0 pontos.

O grande mestre osasquense Renato Quintiliano, brigou pelo título durante todo o campeonato, mas finalizou a competição na sétima colocação, com 8.0 pontos conquistados. Renato ainda busca atingir o rating, para garantir uma vaga nas Olímpiadas, que será realizada em 2024, na Hungria.

A mestre feminina, Júlia Alboredo também teve uma grande participação, ficando em 18°, com 7.5 pontos.

O, também osasquense, mestre internacional Sílvio Pereira, e o mestre FIDE Wagner Madeira, também disputaram o campeonato, com Sílvio finalizando em 29° lugar, marcando 7.0 pontos, enquanto Wagner foi o 41° colocado com 6.5 pontos.

“O Brasileiro teve um ótimo nível técnico, com a presença de mais de sessenta titulados. Dentre estes, oito grandes mestres. O formato aberto com 183 participantes possibilitou oportunidades valiosas para muitos enxadristas em ter intercâmbio com a elite do xadrez nacional”, avaliou Wagner Madeira.

Os enxadristas Renato e Júlia são membros contemplados pelo Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.

“O xadrez osasquense encerra o ano em altíssimo nível, resultados sólidos em uma competição contra os melhores enxadristas do Brasil”, comentou o Secretário de Esporte Rodolfo Cara.

Texto: Matheus dos Santos

@mattcombr