Imagem: Arquivo Serel/PMOOsasco retornou com força total aos Jogos Regionais. Após uma pausa de seis anos (2019), o município voltou a competir na 67ª edição da competição da 1ª Região, realizada em São Bernardo do Campo entre os dias 12 e 16 de julho, evento que serve como classificatória para os Jogos Abertos do Interior.
Entre as modalidades representadas pela cidade, o xadrez se destacou com participação nas categorias masculino livre e feminino sub-21. Ambas as equipes encerraram suas campanhas invictas e campeãs.
A equipe masculina foi formada pelos titulares Renato Quintiliano, Jefferson Pelikian, Sílvio Pereira e Renan Araújo, além dos reservas Wagner Madeira e Davison Ribeiro. Já a equipe feminina contou com Gabriela Usui, Gabrielly Brito, Isabelle Akamine e Giullia Akamine.
“Na história do xadrez osasquense já conquistamos inúmeros títulos nos Jogos Regionais, mas esta edição merece destaque especial”, afirmou o mestre fide Wagner Madeira.
Pela primeira vez, Osasco contou com um grande mestre da casa: Renato Quintiliano, nascido e criado em Osasco, teve atuação impecável, vencendo todos os confrontos, com exceção do último, empatado após a equipe já ter assegurado o título.
Os enxadristas Pelikian e Sílvio também tiveram atuações impecáveis, sem derrotas. Já Renan, em sua estreia como titular da equipe principal, teve um desempenho sólido e promissor.
O jovem Davison, estreante em Jogos Regionais, foi o mascote da equipe e mostrou empolgação em disputar vaga como titular no próximo ano.
Do lado feminino, mesmo com pouca idade, as enxadristas de Osasco já são mestres nacionais e provaram que o futuro chegou: uma geração determinada, unida e altamente competitiva. A expectativa é de que novos títulos venham nos próximos anos, fruto da qualidade técnica e do trabalho contínuo de formação.
O trabalho dos professores e mestres envolvidos também foi decisivo. Além dos nomes já mencionados, também contribuíram para a preparação das equipes Maycon Nascimento e Arthur Lima, fundamentais para o alto rendimento apresentado.
Todos os enxadristas fazem parte do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de esporte, Recreação e Lazer.
“Esse resultado demonstra a força da retomada esportiva de Osasco. Ver o xadrez brilhar com atletas tão preparados, unidos e vencedores é motivo de grande orgulho para todos nós. Vale ressaltar o protagonismo da base, formada por talentos locais e o trabalho dos professores que fazem a diferença com seriedade e comprometimento”, avaliou o secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Thiago Borges.
Texto: Giane Vieira @giane.vvieira