Xadrez de Osasco vence torneio amistoso contra o Peru

Foto para o site 2Imagem: Arquivo Serel/PMONo último domingo de maio, 30, foi realizado o Match de Xadrez da Amizade Entre Peru e Brasil, um torneio amistoso entre os dois países realizado pela Escola de Xadrez de Cusco, no Peru e a Escola de Xadrez França Garcia, de Osasco.

A competição contou com 42 enxadristas, sendo 21 de cada equipe. Os confrontos foram definidos e aconteceram duas vezes, com cada enxadrista jogando uma vez com as peças brancas e uma com as pretas. O torneio ocorreu através da plataforma lichess.org, o tempo de reflexão era de 15 minutos para cada jogador, acrescidos de dois segundos por lance.

Osasco, representando o Brasil, se tornou campeã do torneio, somando um total de 28 pontos, contra 14 de Cusco, representante do Peru. O atleta Henrique Rocha Muniz, jovem conhecido do município, conquistou 1,5 pontos dos 2 possíveis e contribuiu para o bom desempenho dos brasileiros.

Serão planejados novos embates com os Peruanos em breve, visto o sucesso e a experiência trazidos com esta competição internacional. O evento não seria possível sem os esforços da Mestre Fide Marjoire, organizadora peruana.

Henrique Muniz também foi destaque em outra competição no domingo. O jovem enxadrista conquistou mais uma edição do Circuito Xeque & Mate. Henrique já havia ganho outras duas etapas. Desta vez, se sagrou o campeão com 100% de aproveitamento, obtendo os 6 pontos dos 6 possíveis.

“É sempre importante se manter ativo no esporte. Disputar em nível internacional, adquirir experiência. O Xadrez vem se tornando um grande exemplo e o Henrique é uma das nossas joias” disse o Secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.

Texto: Luiz Davoglio