Imagem: Arquivo Serel/PMOEntre os dias 11 a 15 de agosto aconteceu a Copa do Mundo da Juventude, sub 14, realizada remotamente e rápida (10 minutos + 03 segundos). Foram disputadas dez rodadas, sendo duas por dia.
A competição reuniu 214 enxadristas de várias nacionalidades, dentre eles, Vitor Carvalho, um dos cinco representantes brasileiros na disputa. Ele é enxadrista da cidade de Osasco e integrante do bolsa atleta, programa oferecido pela Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (SEREL).
Na primeira rodada do dia 11/08, Vitor venceu o enxadrista Michalis Hadjipetris, de brancas. Na segunda, empatou com o grego Nikolaos Poupalos, de pretas.
No dia 12/08, ele competiu a terceira rodada e perdeu. Na quarta houve um empate entre Shane Kennedy. Na sexta-feira, 13/08 ocorreu a quinta e a sexta etapa, Vitor venceu a primeira rodada contra o enxadrista Perre akin Durruoglu e depois perdeu contra o Nishchal Thatte.
No sábado, ocorreu a sétima rodada e Vitor derrotou o georgiano Alexandre Gogia. Ainda no mesmo dia, foi disputado a oitava rodada mas ele perdeu para o argentino Joaquin Fiorito.
No último dia de competição, foram disputadas mais duas rodadas, a nona, em que enfrentou o enxadrista da Malásia Uzair Shahar, de brancas, e perdeu. E na rodada final, venceu o albanês Kelvin Kosta, de negras.
Vitor encerrou a competição com 50% de aproveitamento, cinco pontos em dez possíveis, no centésimo nono lugar, entre duzentos e quatorze participantes.
“Gostaria de parabenizar o enxadrista pelo seu desempenho. Vitor apesar de novo tem muitas experiências em competições e isso cooperou para que ele garantisse um bom aproveitamento”. Disse o secretário de esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.
Texto: Vitoria Rosa