Imagem: Arquivo SerelNo último sábado, dia 16, a Liga de Xadrez de São Bernardo do Campo sediou o campeonato feminino que foi uma forma de homenagear duas enxadristas que fizeram história em São Bernardo, as grandes damas do tabuleiro da cidade Margareth Giorghe e Ottilie Maria Grohmann.
A disputa contou com a participação de 22 enxadristas e foi realizada em 05 rodadas com quarenta e cinco minutos para cada jogadora.
Osasco foi representado por 03 enxadristas: Camila Ferreira, Gabriela Vitória e Gabrielly Brito. Todas elas fazem parte da Escola de Xadrez França Garcia e são contempladas pelo bolsa-atleta, programa oferecido pela Prefeitura de Osasco através da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.
Gabriela fez 3.5 em 5.0 pontos possíveis, ficando com a quinta colocação. Quatro enxadristas fizeram 4.0 pontos e dividiram a liderança da classificação final. No critério de desempate, Gabrielly ficou com a quarta colocação. Camila, por sua vez, se sagrou campeã do evento.
Além disso, entre os dias 12 à 16 de outubro, ocorreu o Jogos Universitários Brasileiros realizado em Brasília, Distrito Federal, uma tradicional competição poliesportiva. Foram seis rodadas, uma por dia, no ritmo de uma hora e meia para cada enxadrista e trinta segundos de acréscimo desde o primeiro lance.
Julia Alboredo, enxadrista da cidade de Osasco venceu a competição feminina com 5.5 pontos em 6.0 possíveis (cinco vitórias e um empate).
“Fico honrado em poder acompanhar o bom desempenho de nossos enxadristas, o exemplo disso é a Julia que é a atual campeã panamericana universitária e teve o mérito de ser a representante brasileira na edição da Copa do Mundo Feminina, em julho, na Rússia. A trajetória dela merece ser sempre enfatizada”. Ressaltou o secretário de esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.
Texto: Vitoria Rosa