Escola de Xadrez comemora título brasileiro feminino

16 11

No último sábado, 13 de novembro, a Escola de Xadrez França Garcia, localizada na rua Marechal Rondon, 260, (Osasco), retomou as atividades presenciais em grande estilo: simultânea a “quatro mãos” de Julia Alboredo e Renato Quintiliano, mestres da equipe de xadrez de Osasco. O evento foi em homenagem a Julia, que ganhou recentemente o Campeonato Brasileiro Feminino, em Cuiabá, Mato Grosso.

O ambiente era festivo, composto por pais, acompanhantes e aficionados do xadrez. Estiveram presentes o primeiro professor de Julia, o mestre internacional Antonio Resende, ex-professor da Escola de Xadrez, e o atual treinador, o mestre internacional Jefferson Pelikian. Participaram também da solenidade de abertura o Secretário da SEREL Rodolfo Cara e o vereador Carmônio Bastos. Ambos destacaram a importância do título inédito conquistado por Julia, fruto do apoio do programa bolsa-atleta, programa oferecido pela Prefeitura de Osasco em conjunto com a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.

Ao término da cerimônia, nossa campeã brasileira ganhou uma lembrança da APM da Escola de Xadrez, uma bela e delicada orquídea, entregue pela mais jovem participante da simultânea, Catarina Gravina, de apenas 7 anos. Quanto à simultânea, participaram 22 enxadristas, alunos e frequentadores da Escola de Xadrez, que tiveram o privilégio de enfrentar dois mestres internacionais, que se revezavam a cada lance de seus adversários. Todas as gerações foram contempladas, dos jovens Henrique Muniz e Vitor Carvalho a veteranos como João Aragão e André Telles. Este último foi o único enxadrista a conseguir tirar meio ponto dos simultâneos, ao empatar após quatro horas de jogo. Portanto, as demais 21 partidas terminaram com vitória de Renato e Julia, configurando uma excelente performance.

“Foi mais que merecido essa homenagem à Julia, ela é uma de nossos prodígios. Ficamos muito felizes em poder ter encontrado uma forma de agradecer por tudo o que ela tem feito por Osasco e a Escola de Xadrez Franca Garcia”. Ressaltou o secretário de esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.

Texto: Wagner Madeira