Enxadrista osasquense conquista título de Mestre Internacional Feminina

11.01.01Imagem: Arquivo Serel/PMOJulia Alboredo, enxadrista que treina na Escola de Xadrez França Garcia e compete pela Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, contemplada pelo Bolsa Atleta, conquistou, no último domingo (09/01), a terceira e definitiva norma para se tornar mestre internacional feminina. Foi no torneio de Roquetas, Espanha. Julia cumpriu todos os requisitos: fez 5.0 em 9.0 possíveis, jogou contra pelo menos quatro enxadristas de países diferentes e teve performance acima de 2350 pontos de rating Fide.

Julia passa a ser a décima segunda enxadrista brasileira a conseguir o título de mestre internacional feminina, uma distinção vitalícia. De quebra, conquistou também a primeira norma para se tornar grande mestre internacional feminina. Com mais duas, pode ser a primeira a conquistar o título de grande mestre na história do xadrez feminino brasileiro.

O vínculo da família de Julia Alboredo com Osasco remonta a seus bisavós. Seu pai, Ricardo Alboredo, quando morava no bairro do Piratininga, ensinou os primeiros passos de xadrez à filha, que logo se encantou pelo jogo e passou a competir em competições escolares. Em seguida, Julia passou a treinar com o professor Antônio Resende, mestre internacional, no período do ensino fundamental. A partir do ensino médio e na idade adulta, teve outros bons professores, como os mestres internacionais de Osasco, Renato Quintiliano e Jefferson Pelikian, este último o seu atual treinador. Os títulos foram se acumulando e hoje, aos 24 anos, Julia se tornou a melhor enxadrista do Brasil. Para citar algumas de suas conquistas recentes, no ano passado, disputou a Copa do Mundo, na Rússia, se sagrou bicampeã brasileira universitária, campeã panamericana universitária e campeã brasileira adulta. Como se não bastasse, é peça chave na equipe olímpica do país.

“Acreditamos que estimular a participação das mulheres em diferentes atividades é uma das prioridades da sociedade atual. Nós nos sentimos honrados em poder divulgar esse projeto e gostaríamos de vê-lo crescer no âmbito municipal, para que em curto espaço de tempo possa se espraiar em Osasco e para a outras localidades de São Paulo e do Brasil. Parabéns Julia Alboredo, por sua atuação dentro e fora do tabuleiro! Parabéns ao Xadrez de Osasco!” enfatizou Wagner Madeira, Mestre Fide osasquense.

“A Julia é brilhante. Segue levando o nome de Osasco para o mundo. O título de Mestre Internacional é mais que merecido e é só questão de tempo até conquistar o de Grande Mestre”, relatou o Secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.

Texto: Luiz Davoglio