Torneios de Xadrez comemoram 60 anos de Osasco

03 02 03 Imagem: Arquivo Serel/PMOA Prefeitura Municipal de Osasco por meio da secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, em parceria com a Escola de Xadrez França Garcia está em contagem regressiva para sediar dois eventos comemorativos aos 60 anos de Osasco.

De 18 a 20 de fevereiro, acontecerá o IRT Osasco 60 anos, que irá homenagear, em memória, a professora Ilma José de Carvalho, que atuou no xadrez da cidade por cerca de 30 anos. Ilma ensinou xadrez nas escolas em meados dos anos 70. Posteriormente, na Escola França Garcia, foi professora de iniciação. A partir dos anos 90, atuou como coordenadora de xadrez escolar da Secretaria da Educação, onde aposentou-se.

O IRT já está com as inscrições encerradas e sessenta enxadristas se enfrentarão em seis rodadas, que prometem ser muito disputadas. Para maiores informações:

Por outro lado, do dia 19 ao dia 27 de fevereiro, acontecerá o Magistral Osasco 60 anos, Memorial Paulo Sérgio de Resende, evento comemorativo do aniversário de Osasco. Paulo foi um grande enxadrista, responsável por defender as cores de Osasco por mais de quarenta anos. Participou de duas conquistas significativas por equipes: os Jogos Abertos do Interior, de 1982, realizado em Rio Claro, e o de 1984, em Araçatuba. Sagraram-se campeões nas duas competições com Paulo tendo expressiva atuação nas decisões para o êxito. Infelizmente, Paulo veio a falecer no ano passado, em 2021, sendo vítima do Covid 19, aos 60 anos. Paulo era de uma família de enxadristas de Osasco: Antonio Resende, mestre internacional, que trabalhou como professor na Escola de Xadrez de 1985 a 2005, é seu irmão mais velho. O caçula, Sidnei Resende, é um dos participantes do IRT.

O Magistral terá dez jogadores titulados: três grandes mestres, quatro mestres internacionais e três mestres Fide. Será uma luta intensa por normas diversas: de mestre e grande mestre.

Entre os participantes, três osasquenses: Sílvio Pereira, Renato Quintiliano e Júlia Alboredo. Sílvio, veterano, é destaque desde o início dos anos 70, quando era um dos melhores jogadores infantis brasileiros. Renato corre atrás da sua terceira e definitiva norma de mestre. Enquanto Júlia, um dos nomes mais comentados recentemente, busca sua segunda de grande mestre feminina e joga na condição de melhor jogadora brasileira da atualidade. Destaque para a participação do grande mestre Luis Supi, atual campeão brasileiro absoluto.

O evento terá uma grande repercussão  e será transmitido em tempo real pelas principais plataformas de xadrez do mundo: Chess24, Chess.com, Lichess, Followchess, etc.

Para maiores detalhes: https://chess-results.com/tnr603740.aspx?lan=10

‘’Esses eventos são importantes para trazer mais visibilidade para a modalidade, além de homenagear e destacar grandes nomes do xadrez de Osasco’’, afirmou o secretário de Esporte, Rodolfo Cara.

Texto: Laiz Prado