Osasco será uma das sedes do Brasileirão de Basquete masculino

16.02.01Imagem: Bruno Ulivieri/Basket OsascoA cidade de Osasco será uma das sedes da primeira fase do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete, competição que terá o Basket Osasco como participante a partir do dia 06 de março. As partidas serão realizadas no ginásio Geodésico, que fica na Av. Eucalipto, 281, no bairro Cidade das Flores. A outra sede da Conferência Amaury Pasos será o ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos-SP.

Na primeira fase, o time osasquense, que jogará o torneio pelo segundo ano seguido, terá como adversários Memorial/FUPES/Santos-SP, AEGB/Vila Nova-GO, Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG, São José dos Campos Basketball-SP, Botafogo-RJ e Sodiê Salgados/Mesquita/LSB-RJ. A estreia da Coruja, no dia 06/03, no Geodésico, será contra o AEGB/Vila Nova, às 19h15.

“Cada vez mais o Basket Osasco mostra que está se consolidando no cenário nacional e se prepara para voos mais altos ao longo do ano. Para a cidade, ter o nome no cenário nacional, numa disputa nacional, é muito importante. As demais equipes também estarão em Osasco, e com isso poderão movimentar a rede hoteleira, restaurantes, o comércio em geral, uma cadeia de recursos que pode ajudar a economia local também”, destacou o diretor e técnico do Basket Osasco, João Ricardo Lourenço.

O Campeonato Brasileiro terá rígido protocolo sanitário contra a COVID-19 e cumprirá todas as solicitações e diretrizes necessárias para a segurança de atletas, comissões técnicas e demais profissionais envolvidos na organização do evento, assim como dos torcedores que poderão assistir aos jogos no Ginásio Geodésico.

“Com o apoio do prefeito Rogério Lins e do secretário de esportes, Rodolfo Rodrigues Cara, a cidade estará de braços abertos para o Brasileirão. O Geodésico está sendo preparado para receber os torcedores e fãs de basquete da melhor maneira e com as melhores condições possíveis”, contou João Ricardo.

Além da Conferência Amaury Pasos, o Brasileirão 2022 conta com a Conferência Jatyr Schall, que tem como integrantes Brusque/FME/Aradefe, APAB Blumenau, AZ Basquete Araraquara, Clube Tatuí, Liga Sorocabana, ADRM Maringá e Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia. As partidas desta chave serão realizadas em Brusque e Blumenau.

Regulamento do Brasileirão

Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, em turno e returno, avançando depois para o mata-mata de quartas de final e finalmente ao Final Four, quando as quatro melhores disputam as semifinais e a final em jogo único para definir o campeão do Brasileirão 2022. A sede do Final Four será definida posteriormente, através de critérios estabelecidos pela CBB e direção do campeonato. A tabela completa de jogos está disponível no site da CBB – www.cbb.com.br.

Nesta temporada, a competição usará também a hashtag #BasqueteParaTodos, numa referência ao modelo de inclusão do Brasileirão, possibilitando que mais equipes possam participar do basquete profissional nacional através de um torneio em molde que desonera as equipes e com entregas de grande potencial como um Final Four com entretenimento, música e premiação.

“Sabemos que será um Brasileirão extremamente desafiador este ano, mas vamos como sempre com muita garra e muito trabalho no dia-a-dia para buscar o melhor resultado possível”, concluiu o comandante do Basket Osasco.

Elenco

Para a disputa do Brasileiro, o Basket Osasco conta com um elenco aguerrido e extremamente qualificado. Da temporada passada, quando o time disputou pelo sétimo ano seguido o Campeonato Paulista e conquistou o terceiro lugar no torneio nacional, permaneceram o armador Alexei, os alas Bruno e Robinho e o ala-pivô Igor Avelino. Além deles, foram contratados até aqui seis reforços: os armadores Paulinho Boracini e Pedro Rodrigues, os alas Masa e Rafael Bibiano, o ala-pivô Magna e o pivô Gabriel.

Diretamente das categorias de base do Basket Osasco, quatro atletas já integram o elenco adulto: o armador Hamadi e os pivôs Carlos, Vinícius e Nathan.

Texto: Jairo Giovenardi