Xadrez de Osasco homenageará os 60 anos da cidade

16.02.04Imagem: Arquivo Serel/PMONeste final de semana, Osasco será o centro das atenções do xadrez basileiro. Serão realizados dois eventos comemorativos aos 60 anos da cidade, sediado pela Escola de Xadrez, o IRT e o Magistral, respectivamente em memória da professora Ilma José de Carvalho e do enxadrista Paulo Sérgio de Resende.

O IRT acontecerá de sexta a domingo, 18 a 20, e reunirá 60 enxadristas ávidos pelo ganho de rating Fide. Dentre eles, vários integrantes do bolsa atleta da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco: Eliana Souza, Camila Ferreira, Gabriela Goés, Daniel Costa, Vitor Carvalho, Ramon Santana, Henrique Muniz e Renan Araújo. Este último, número um do evento, tentará repetir a boa atuação no Aberto de Floripa e, quem sabe, vencer o torneio.

Enquanto o Magistral, de 19 a 27 de fevereiro, está recheado de atrações. Os atuais campeões brasileiros, grande mestre Luis Supi e mestre Fide Julia Alboredo, estarão em ação. Julia tentará conquistar sua segunda norma de grande mestre feminina. De Osasco, dois outros enxadristas estarão buscando a conquista de normas: o mestre internacional Renato Quintiliano, sua terceira e definitiva de grande mestre, enquanto o mestre Fide Sílvio Pereira lutará por sua primeira norma de mestre internacional.

Os mestre internacionais Diego Berardino, Luis Rodi (Uruguai), Simon Languidey (Argentina) e Dragan Stamenkovic (Sérvia) estarão convictos a levarem o as normas de grande mestre para casa. A lista de participantes encerra com o grande mestre brasileiro Felipe El Debs e o grande mestre paraguaio José Cubas.

A entrada para os dois eventos será aberta ao público,e para quem não puder comparecer, o Magistral será transmitido em tempo real pelas maiores plataformas de xadrez, como Chess24, Chessbase, Lichess e Followchess. A plataforma Chess24 terá mestres e grandes mestres comentando as partidas.

Para mais informações do IRT e do Magistral:

‘’Os torneios são uma ótima forma de celebrar o aniversário de Osasco, a cidade que acredita cada vez mais no esporte e nos seus atletas.’’ finalizou o secretário do esporte, Rodolfo Cara.

Texto: Laiz Prado