Enxadrista osasquense se consagra Grande Mestre brasileiro

04.03.01Imagem: Arquivo Serel/PMOEm comemoração ao aniversário de Osasco, estão sendo realizados vários eventos comemorativos aos 60 anos da cidade, sediado pela Prefeitura de Osasco, em conjunto da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer. No dia 27/02, através da Escola de Xadrez França Garcia, de Osasco foram realizados o IRT e o Magistral, respectivamente em memória da professora Ilma José de Carvalho e do enxadrista Paulo Sérgio de Resende.

Na ocasião foram entregues pela Prefeitura de Osasco através da Serel 05 tabuleiros eletrônicos DGT munidos de relógios modelo DGT 3000 e peças de madeira mode Classic.

Após 08 rodadas no Magistral, o enxadrista Renato Quintiliano (29), nascido e criado em Osasco do Jardim Turíbio, conquistou a norma de décimo quinto grande mestre brasileiro. Anteriormente já havia feito duas normas de grande mestre na Argentina em 2016.

Quitiliano iniciou no xadrez aos 11 anos já ganhando competições nacionais de categorias menores. Já adulto, conquistou os títulos de mestre Fide e mestre internacional longe da cidade.

O Magistral Osasco 60 anos, em memória de Paulo Resende, foi a ocasião ideal para que o sonho se tornasse realidade. De quebra, ganhou o torneio invicto, com 7.0 pontos, à frente com melhor desempate do atual campeão brasileiro, o GM Luis Supi.

Na opinião do Mestre Fide Wagner Madeira “Um título de grande mestre é uma vitória individual, fruto de trabalho persistente, solitário sobretudo. Muito estudo: refinamento de abertura, de temas estratégicos e táticos, conhecimento profundo e principalmente talento para jogar”.

“Fico extremamente feliz em ver que a Escola de Xadrez França Garcia, tradicional com atividades gratuitas no município nós traz sempre grandes conquistas e excelentes nomes no xadrez mundial. Parabéns a todos envolvidos”. Declarou o secretário Rodolfo Rodrigues Cara.

Texto: Giane Vieira