Enxadristas osasquenses brilham em competição no Rio de Janeiro

13.05.05Imagem: Arquivo Serel/PMONo período de carnaval 21 a 24/04, de quinta a domingo, em plena folia carioca, aconteceu o Aberto do Brasil “I Rio Chess Open”, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Considerado o principal evento de xadrez no período, com a participação de 161 enxadristas, dentre eles mestres e grandes mestres, inclusive do exterior.

O campeão foi o grande mestre Alejandro Hofmann, do Uruguai, que somou 5.5 pontos. Na segunda colocação, ficou o GM, também do Uruguai, Andrés Rodriguez, com a mesma pontuação.

A equipe osasquenses representada por três enxadristas do bolsa atleta da Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer tiveram grande ênfase na competição.

O enxadrista Vitor Carvalho, mestre nacional de apenas 13 anos, foi um de nossos destaques. Fez 4.5 pontos em 6.0 possíveis, ganhando a sua categoria, sub 14, e a categoria sub 2000 de rating. Sua performance lhe garantiu incríveis 105 pontos de rating Fide. Dessa forma, Vitor ultrapassará na próxima lista a barreira dos 2000 pontos de rating, algo significativo para um enxadrista de sua idade. Vitor ficou em 11º lugar na classificação geral. Com esse resultado, está classificado para a final do próximo Campeonato Brasileiro Absoluto.

A campeã brasileira feminina e número 1 do ranking brasileiro, Julia Alboredo, também brilhou. Teve uma atuação muito boa, invicta, ficando com a 4ª colocação geral, ao somar 5.0 pontos (4 vitórias e dois empates).

Gabriela Goes, nossa enxadrista sub 14, ficou na terceira colocação da categoria, com 3.0 pontos.

“É notório que temos uma equipe de grandes enxadristas no município. Nossa escola de xadrez é um celeiro de grandes mestres. E o mais importante é acesso gratuito a população”. Declarou o secretário Rodolfo Rodrigues Cara.

Texto: Giane Vieira