Enxadrista osasquense atuou em competição na Bahia

08.07.02Imagem: Arquivo Serel/PMOEssa semana, a enxadrista osasquense, Julia Alboredo, que é contemplada pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, viajou a Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia, para participar do Magistral da Independência Baiana.

O evento que celebra a independência baiana, que completou 199 anos no último dia 2/7, contou com diversas atrações, entre elas um torneio de xadrez, que contou com a presença 10 jogadores, com 9 deles sendo titulados. Nomes famosos do xadrez no continente sul-americano, como o grande mestre paraguaio José Cubas, que se sagrou o campeão da competição e o mestre internacional argentino Martin Labollita.

Julia Alboredo representou a cidade de Osasco, e teve uma participação muito sólida no torneio, quando chegou a liderar a primeira metade, mas acabou a competição com a 6° colocação ao vencer o grande mestre uruguaio Alejandro Hoffman na última rodada e conquistou mais 19 pontos de rating FIDE (sigla em francês para Federação Internacional de Xadrez). Atualmente, Julia é a atual campeã brasileira e número 1 do rating feminino da modalidade no país, e está se preparando para a disputa da Olímpiada de Xadrez que será disputada na Índia, no final de julho.

“Julia é uma atleta incrível e seus resultados tem mostrado isso, ela já uma das referências da modalidade dentro do Brasil, e pode chegar ainda mais longe”. Afirmou o Secretário de Esportes, Rodolfo Cara.

Texto: Matheus dos Santos