Osasquenses participam de torneio de inverno de xadrez em MG

01.08.01Imagem: Arquivo Serel/PMONo último domingo, 24/7, 96 enxadristas participaram do Torneio de Inverno “Casa do Xadrez BH”, realizado em Caxambu/MG, com presença de três grandes mestres da modalidade e vários outros titulados.

Osasco foi representado por quatro enxadristas integrantes do Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco: Renato Quintiliano, Vitor Carvalho, Ramon Santana e Gabrielly Brito.

Renato Quintiliano, que recentemente recebeu o título de grande mestre, voltou a ter excelente performance após vencer o Bahia Open. Terminou a competição invicto, com 5.5 pontos, e empatou com o também grande mestre Krikor Mekhitarian, na penúltima rodada.

No desempate por milésimos, Renato ficou em segundo lugar. O grande mestre Everaldo Matsuura foi o campeão.

O mestre nacional, Vitor Carvalho, de apenas 13 anos, tem melhorado a cada torneio. Em Florianópolis, na semana passada, ganhou do mestre Fide Lucas Valle. Agora, não fez por menos ao empatar partidas importantes contra o mestre internacional Roberto Molina e os mestres nacionais Enzo Federzoni e José Cominato.

Na última rodada, empatou com o Marcos Torsani. Adotando um jogo consistente, terminou invicto a competição com 4.0 pontos, duas vitórias e quatro empates. Ele voltou para casa com ganho significativo de rating, com 54,8 pontos, que o colocam novamente no patamar dos jogadores de 2.000 pontos. Vitor Carvalho ficou em 19º lugar.

Ramon Santana também teve boa performance e fez os mesmos 54,8 pontos de rating. Ficou em 21º lugar e ganhou a categoria de jogadores abaixo de 1.800 pontos.

Gabrielly Brito não foi bem no início, mas se recuperou e conseguiu trazer 12,8 pontos de rating Fide ao empatar a última rodada contra Joaquim de Deus.

“O torneio de inverno Casa do Xadrez BH ofereceu premiação em dinheiro, bem como vagas para a semifinal do Brasileiro. Os enxadristas são atraídos também pela movimentação de rating nas seis rodadas do evento e nossos enxadristas osasquenses não poderiam ficar de fora”, disse o Mestre Fide Wagner Madeira.