Osasquenses batem na trave e não conquistam vaga para a Copa do Mundo de Xadrez

14.10.03Imagem: Arquivo Serel/PMONa noite do último sábado, 8/10, dois enxadristas osasquenses, o grande mestre Renato Quintiliano e o mestre internacional Silvio Pereira disputaram o Zonal Sul-Americano 2.4 Absoluto 2022. Em competição que valia vaga para a Copa do Mundo da modalidade, que será realizada no ano que vem. A competição foi realizada em na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Renato ficou com a 4° colocação na competição, marcando 6.5 pontos entre 9.0 possíveis, e acabou ficando atrás dos grandes mestres Evandro Barbosa e Everaldo Matsuura, que ficaram com o 2° e 3° lugares respectivamente. Após manter uma invencibilidade por toda temporada, Renato acabou perdendo para o grande mestre Alexandr Fier, que foi o campeão da competição e conquistando a vaga para a Copa do Mundo, marcando 7.0 pontos.

Já o atleta Silvio Pereira teve uma participação mais discreta, ficando apenas com a 20° colocação entre os 46 competidores que participaram, marcando apenas 4,5 pontos.

Renato é membro do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.

O evento também contou a competição da categoria feminina, que contou com o título da mestra internacional Kathiê Liberato, que marcou 8,5 pontos entre os 9,0 possíveis, conquistando a vaga para a Copa do Mundo.

A mestra internacional osasquense, Julia Alboredo, não pode participar dessa competição, mas por ser a atual campeã brasileira, também está classificada para a Copa do Mundo.

Texto: Matheus dos Santos