Osasco se destaca em Campeonato Paulista Interclubes de xadrez

07.03.01Imagem: Arquivo Serel/ PMODurante o período de 03 a 05/03, aconteceu o torneio festivo Ecos do Interclubes, evento que foi uma oportunidade de reencontro para enxadristas. O Clube Caixa, mesmo estando distante de Osasco, foi responsável pelo conforto dos enxadristas. A equipe osasquense participou com 11 equipes, um número recorde. Uma curiosidade é que pela primeira vez, Osasco foi representado por uma equipe de deficientes visuais.

Alguns nomes do xadrez osasquense tiveram uma participação significativa, como Samuel e Lucas Minuti. Este último chegou a ganhar a medalha de melhor tabuleiro. A equipe da velha guarda, que remonta aos anos 70, conquistou a ascensão para a segunda categoria. Um dos destaques foi José Rosa, melhor quinto tabuleiro. A equipe feminina conquistou a segunda colocação na segunda categoria, ficando atrás apenas de uma equipe composta por três grandes mestres.

Na categoria especial, os enxadristas da equipe B foram responsáveis por manter a equipe na mesma categoria para o ano que vem. Destaques para Lucas Jiang, melhor sexto tabuleiro, e Sho Moritani, atleta pertencente ao programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, enxadrista sub 12 que venceu o mestre Internacional Marcos Vinicius. A equipe A confirmou sua hegemonia no xadrez paulista, sagrando-se hexacampeã.

A WMI Júlia Alboredo e o GM Renato Quintiliano, também integrantes do programa Bolsa Atleta, foram eleitos os melhores quarto e primeiro tabuleiros, respectivamente. Renato teve cem por cento de aproveitamento.

"Ver as equipes de xadrez osasquense conquistando tantos títulos é motivador para os atletas que estão começando na prática esportiva", disse Rodolfo Rodrigues Cara.

Texto: Karina Silva