Prefeitura realiza curso de defesa pessoal para servidoras

10.05.03Imagem: Arquivo Serel/PMONo último sábado, 06/04, a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer realizou em parceria com a academia New Fight de Hapkido um curso de defesa pessoal destinado a servidoras da Prefeitura de Osasco.

A equipe de professores Diego Domingues, Vinicius Gomes, Pedro Rigoleto e o instrutor Evandro Ferreira foi comandada pelo mestre Edvaldo Peixoto, atualmente 6º Dan de Hapkido.

O curso visa ensinar as servidoras a se defenderem. A metodologia envolve conhecimentos que abrangem preparo emocional, além de técnicas de proteção e de defesa pessoal. Foram ensinadas técnicas corporais de defesa pessoal como: imobilização, socos, chutes, controle do agressor, combate em pé e no solo.

Cristiane Barbosa, servidora da Secretaria da Saúde mencionou um episódio onde precisou de ajuda. “Fui atender um paciente psiquiátrico. Nós temos que proteger a integridade deles, porém muitas vezes somos agredidos e temos que nos proteger. Um dia o paciente segurou o meu braço e não soltava. Fiquei desesperada e não conseguia me soltar. Mas como não atendemos sozinha, meu colega de trabalho me ajudou. Hoje aprendi uma técnica de como me defender sozinha”.

“O feedback das alunas foi muito bom. Todas saíram com algum conhecimento. Acredito que todas as mulheres deveriam saber se defender”, disse Edvaldo Peixoto.