Atleta encontra forças na canoagem para superar câncer de mama

17.05.01Imagem: Arquivo Serel/PMOA atleta Rosilda Sousa, 51 anos, é a nova representante do programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel) da Prefeitura de Osasco e, entre 24 e 30 de julho, participará do 4º Festival Roama Dragon Boat na cidade de Paulo Afonso, na Bahia.

Rosilda iniciou na modalidade em 2018 na equipe Umauma Dragon Boat Brasil, que reúne atletas que venceram o câncer de mama.

Em 2018, em um autoexame a atleta descobriu um nódulo na mama esquerda e o exame de mamografia comprovou que era maligno. Realizou tratamento com sessões de quimioterapia e cirurgia de quadrantectomia (retirada de parte da mama). Atualmente a atleta ainda faz acompanhamento com oncologista e mastologista e a previsão é de que receba alta médica em 2024.

Em março deste ano Rosilda participou do Pan-Americano de Dragon Boat no Panamá. Participaram da competição cerca de 1.500 atletas, divididos nas equipes do Panamá, Bahamas, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Porto Rico, México, Argentina, Colômbia, Trinidad e Tobago.

A equipe brasileira participou da categoria câncer de mama no Dragon Boat e terminou em 4° lugar nos 500 metros e também em 4° nos 200 metros.

Emocionada, a atleta relatou sua história: “Vivenciar o câncer de mama foi doloroso, mas ao mesmo tempo me trouxe a oportunidade de ver a vida de outra forma. É como se eu estivesse renascendo. Foi uma nova oportunidade de recomeçar e tudo que passei me fez acreditar que toda essa situação não era para o meu pior e sim para o meu melhor. Se hoje eu sou quem sou, dou graças a Deus, em primeiro lugar, porque me permitiu vivenciar tudo isso e vencer cada momento de dor e tristeza”.

 

Texto: Giane Vieira

@giane.vvieira

A Secretária de Esporte, Recreação e Lazer tem como objetivo informar sobre tudo que acontece na área esportiva de Osasco!

Venha participar !


NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba as novidades sobre as modalidades e eventos esportivos da cidade.

ESTAMOS AQUI

R. Jubair Celestino, 150-P. Altino
Osasco - SP, 06216-160
telefone: (11) 3654-1062
Funcionamento:
segunda a sexta – das 08h às 17h

download do app:
app googleapp google

Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer

Pesquisar