Xadrez osasquense tem disputas importantes no final de semana

01.08.01Imagem: Arquivo Serel/PMOO final de julho seguiu agitado para os alunos da Escola de Xadrez França Garcia, e no último domingo, 30/7, houve grandes eventos na modalidade.

Primeiro com a Mestre Internacional Feminina Júlia Alboredo,que atualmente ocupa a segunda colocação no ranking brasileiro, viajou a Baku, no Azerbaijão, localizado no leste europeu, para a disputa da Copa do Mundo de Xadrez.

A competição está sendo realizada no formato eliminatório, e conta com 103 jogadoras, e Júlia estreou ontem contra a Grande Mestre Deise Cori, do Peru, tendo vencido a primeira partida de peças pretas. Já no dia de hoje, jogando com as peças brancas foi derrotada.Como o placar está igualado, amanhã, 1/8, ambas se enfrentam novamente, em partidas rápidas para ver quem será a grande vencedora.

Enquanto isso, um de seus companheiros, Vitor Carvalho foi a cidade de Taubaté, na região do Vale do Paraíba, para a disputa do Festival de Xadrez The Place, um torneio rápido de 7 rodadas.

Um torneio que contou com 111 participantes, e Vitor foi o segundo colocado, ficando atrás apenas do campeão, o Grande Mestre Mequinho, muito famoso e conhecido por ser o melhor enxadrista brasileiro de todos os tempos. Mequinho é tão importante no cenário, que nos anos 70 chegou a ocupar a terceira colocação do ranking mundial. Durante o torneio, Vitor, de apenas 14 anos chegou a enfrentar o Grande Mestre, e conseguiu empatar a partida.

Júlia e Vitor são membros contemplados pelo Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.

“Vitor é uma jovem promessa osasquense e tem um futuro brilhante, enquanto Júlia já é uma grande realidade e nesta Copa do Mundo irá representar muito bem, não só o Brasil, mas também Osasco” comentou o Secretário de Esporte Rodolfo Cara.

Texto: Matheus dos Santos

@mattcombr